quinta-feira, 19 de agosto de 2010

El Natural
(2008)

O arquiteto de Madrid Ricardo Higueras ganhou o concurso para construir o edifício para abrigar o pavilão de iniciativas cidadãs, o recinto da ONG e da solidariedad na Expo de Zaragoza.


A construção do pavilhão consiste nos princípios de eficiência energética, reciclagem e sustentabilidade. Tanto na forma do edifício quanto seu funcionamente. Os materiais usados são naturais e vêem da própria terra: palha, madeira certificada e barro.

No começo pensou-se em utilizar bambú que depois foi substituído por madeira certificada. O transporte de bambú da Ásia, e a necessidade de mão-de-obra especializada foram contra a aposta inicial.

A palha não só se destaca por ser biodegradável e reciclável, mas também por ser muito flexível, trando-o fácil de manipular. A palha tem propriedades que a faz ser dozentas vezes melhor isolante do que o tijolo convencional, o que favorece muito.

O barro é um dos mais antigos materiais de construção, e é formado em 80% de adobe, é muito utilizado em zonas secas.



Além dos benefícios ambientais que implicam os materiais de construção mencionados, o projeto utiliza fontes de energias renováveis, como a utilização da luz solar, do ar, a humidade relativa e energia geotérmica.

Fases:

Localização





Nenhum comentário:

Postar um comentário